Escola Itinerante participa da SBPC Regional em Cruz das Almas

19-09-2010 22:24

O dialogo entre as instituições acadêmicas, órgãos governamentais e não-governamentais e a iniciativa privada puderam ser observados no último Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, sessão Bahia, ocorrido entre os dias 17 e 19 de setembro na Universidade Federal do Recôncavo Baiano, situada no município de Cruz das Almas.

Nesse evento, o IF Baiano, Campus Catu foi mui dignamente representado pelo Projeto Escola Itinerante. Eleito por vários visitantes e pelos organizadores como um dos destaques do evento, o Projeto apresentou os resultados dos seus estudos e experimentos à discentes de numerosas  escolas  do ensino Fundamental e Médio de toda a região, à estudantes universitários de vários regiões da Bahia, á professores Universitários de vários lugares do Brasil e a empresários e membros da comunidade em geral.

Alguns dos pontos altos da exposição foram a visita dos coordenadores e diretores da Fundação de Amparo aos Pesquisadores do Estado da Bahia (Fapesb), que por três vezes estiveram nas dependências dos nossos stands; as visitas da professores da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), que trocaram várias informações com os alunos do Stand de Microbiologia e prometeram prolongar os diálogos, inclusive enviando novos materiais para a Escola Itinerante; E a entrevista concedida por Tiago, aluno do Stand de Física, para uma das emissoras da Rede Globo.

Para, além disso, os alunos que compõem do Projeto puderam participar de vários minicursos e oficinas oferecidos pelos acadêmicos membros da SBPC, visitaram outros Stands e Projetos, dos quais se destacaram os da EBDA.

Eventos como esse enobrecem não só a imagem do IF Baiano, mas nos mostram o quanto os alunos e professores podem aprender, para além da sala de aula,  através dos diálogos com outros pesquisadores. Nossos alunos estão de parabéns e este foi um incentivo para continuarmos trabalhando bem mais pois, o conhecimento é infinito e sempre podemos aprender mais.

Por: prof. Marcelo Souza Oliveira